Criadores de Começos é uma ação educativa voltada a professores e alunos de 4° e 5° anos do Ensino Fundamental que foi realizada entre 2014 e 2015. Os alunos participantes leram e escreveram contos que falam de começos, criaram personagens, elaboraram inícios e encenaram suas criações durante atividades realizadas em sala de aula.

Iniciativa do Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura e do Ministério da Cultura, Criadores de Começos foi realizado em escolas públicas de municípios do Ceará (Caucaia, Fortaleza, Juazeiro do Norte, São Gonçalo do Amarante e Sobral), Goiás (Cachoeira Dourada de Goiânia, Goiânia e Itumbiara), Minas Gerais (Cachoeira Dourada de Minas Gerais e Capinópolis), Rio de Janeiro (Angra dos Reis, Cabo Frio, Macaé, Niterói, Petrópolis e São Gonçalo) e Rio Grande do Sul (Santo Ângelo, Garruchos e São Luiz Gonzaga).

Os primeiros 1000 professores inscritos receberam um kit com materiais didáticos, contendo um Livro do Mestre, que orienta as 6 atividades que fazem parte da proposta, e 10 fichas com histórias. Mas qualquer professor que quiser aplicar o projeto em sala de aula pode ter acesso a esses materiais, que estão disponíveis para download na página Materiais Didáticos.

Cada uma das atividades dá origem a um produto: Linha do Tempo, para registrar os começos que fazem parte da vida e os começos que marcam a passagem do tempo; Personagens, com dons, atributos, características nomes e caras próprias e que são, por isso mesmo, únicos; Histórias feitas usando matemática, somando e subtraindo ideias, e dividindo a atividade em partes; Histórias de encontros, em que os personagens das crianças se cruzam, gerando pontos em comum; Começos, que podem gerar infinitas outras histórias e formam uma caixa de começos; e Histórias sobre começos e fins, já que tudo que começa tem que um dia terminar.

Os contos resultantes ao final da jornada puderam ser enviados para a Central de Relacionamento e participaram do Concurso Cultural Criadores de Começos.

Navegue pelo site e conheça a riqueza dos Criadores de Começos!