O Concurso Cultural Criadores de Começos selecionou, de cada região, os melhores contos de começos escritos por alunos com base na atividade “Começos e finais”. A participação foi individual e as histórias selecionadas foram contadas e encenadas nos eventos de premiação do projeto.

Clique aqui para acessar o Regulamento do Concurso Cultural.

Na primeira etapa foram escolhidos 30 contos para integrar o livro Criadores de Começos: Contos das Crianças, distribuído a escolas e bibliotecas de todo o país. Os autores também receberam uma mochila com oito clássicos da literatura infantil e se classificaram para a fase final do Concurso. Confira os contos finalistas aqui.

Foram realizados quatro eventos de premiação – um no Rio Grande do Sul, um no Rio de Janeiro, um em Goiás e outro no Ceará. Neles, os autores das 30 histórias selecionadas as contaram ou encenaram para uma plateia formada por alunos, pais, professores e, também, por um grupo de jurados. Os jurados, então, escolheram a melhor história, e as quatro escolhidas (uma em cada cerimônia de premiação) se tornaram as grandes vencedoras do Concurso Cultural Criadores de Começos.

Os quatro autores das histórias vencedoras ganharam um leitor de livros digitais (e-reader), seus professores ganharam um tablet e as escolas receberam uma filmadora digital. Veja quem foram os vencedores:

Julia de Oliveira Condolo Costa, do 5º ano da Escola Paroquial Santa Bernadete, de Petrópolis (RJ). Professora Ana Paula Echternacht Fernandes.
Magno Silva da Rosa, do 5º ano da EMEF 21 de Abril, de Garruchos (RS). Professora Nadir Ortiz da Rosa.
Maxyelle Nayra Santos Malaquias, do 4º ano da EM de Tempo Integral Dona Venância Magalhães Cotrim, de Itumbiara (GO). Professora Nayara Ramos M. Batista.
– Nara Adrielly de Souza Spinosa, do 5º ano da EEF Joaquim Pacheco de Menezes, de São Gonçalo do Amarante (CE). Professora Francisca Clézia da Silva Dias.

Participaram do Concurso estudantes de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas dos municípios Caucaia (CE), Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE), São Gonçalo do Amarante (CE), Sobral (CE), Cachoeira Dourada de Goiás (GO), Goiânia (GO), Itumbiara (GO), Cachoeira Dourada de Minas Gerais (MG), Capinópolis (MG), Angra dos Reis (RJ), Cabo Frio (RJ), Macaé (RJ), Niterói (RJ), Petrópolis (RJ), São Gonçalo (RJ), Santo Ângelo (RS), Garruchos (RS) e São Luiz Gonzaga (RS).