Em cada evento de premiação do Concurso Cultural Criadores de começos, os jurados têm uma escolha bem difícil a fazer: selecionar o conto vencedor entre os finalistas. São tantos contos criativos e alunos dedicados em suas apresentações, que fica complicado escolher apenas um. Para tomar essa decisão, os jurados não levam só em conta as histórias e as apresentações nos eventos. Eles avaliam com bastante atenção seis critérios diferentes, cada um com um peso na nota final. Veja a seguir como funciona essa avaliação.

Cada jurado recebe uma ficha com orientações sobre o Concurso e os critérios que serão avaliados, e outra com uma tabela para escrever as notas que darão a cada um dos contos. Além disso, todos os contos são digitados e entregues aos jurados sem revisão, ou seja, iguaizinhos ao jeito que foram escritos pelas crianças.
Ficha de avaliaçãoFicha com orientações e os critérios

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O primeiro critério a ser avaliado é a estrutura da história, ou seja, se ela tem um começo, um meio e um fim e se essas partes estão bem construídas no texto. Esse critério vale 2,0 pontos na nota final. Outro critério que tem o peso de 2,0 pontos é a coerência, para dizer se o conto faz sentido. As ideias do texto se complementam ou não têm muito a ver umas com as outras? Os acontecimentos seguem uma sequência lógica?

A coesão também avalia o sentido da história, e vale 1,0 ponto. Mas ao invés das ideias, os jurados prestam atenção nas palavras usadas: elas têm que ligar todos os fatos para que o texto seja bem entendido. Já o registro, que vale 1,5 ponto, avalia todos os detalhes do texto para ver se ele foi escrito corretamente. Isso envolve a ortografia, a segmentação de palavras e frases, o uso de parágrafos, a concordância, a regência e a pontuação.

O texto ainda pode ter vários recursos linguísticos para ficar ainda mais criativo, como figuras de estilo e fórmulas literárias. O critério de proposição é o que verifica essa questão, e vale 1,0 ponto. E a apresentação do conto no evento de premiação também conta pontos: 2,5. Nessa parte, os jurados levam em conta toda a preparação dos alunos, se todo mundo se apresentou direitinho e se deu para entender a história a partir da apresentação.

Somando todos esses pontos, cada conto recebe uma nota final, que pode ir de 1 a 10. O conto com a maior pontuação é o vencedor do Concurso Cultural!